DESTAQUES

ANTERIOR

Realidade depende somente de sua visão dos fatos

PRÓXIMO

Seja zen, mas seja pragmático

Saiba o que é zen cosmetologia

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Sonia Corazza

Há um movimento mundial crescente, onde as pessoas buscam aliar as inúmeras qualidades dos ingredientes naturais à eficácia, segurança, acessibilidade e conforto que a tecnologia pode oferecer.

Na área de saúde, beleza e bem-estar estamos assistindo a uma imensa revisitação as terapias e conhecimentos tradicionalmente usados por várias culturas, algumas até extintas, com foco em cuidado e cura.

Agrego a isso também uma conscientização maior quanto ao uso dos recursos naturais do planeta, os mecanismos de descarte e a reciclagem do lixo. A preferência por materiais renováveis e biodegradáveis, de menor impacto ecológico, especialmente se derivam de fontes certificadas como orgânico ou de outros processos responsáveis de uso de recursos naturais está se tornando uma realidade. Isso é claro para mim, ou acertamos o passo com o planeta, ou caímos fora!

Mas não podemos nos esquecer de que o consumidor deseja mesmo é pureza, eficácia e preço justo, portanto a biotecnologia e a tecnologia de extração de ativos e fracionamento de materiais está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas.

O que torna um cosmético natural? Quais os ingredientes proibidos?

Cosméticos biologicamente corretos

O BDIH, a associação alemã das indústrias farmacêutica, de produtos de cuidados de saúde, suplementos nutricionais e de higiene pessoal, estabeleceu regras para as formulações que usam como matéria-prima itens processados organicamente e sem contaminantes. Esse guia alemão propõe que as formulações sejam baseadas em ingredientes obtidos de plantas cultivadas e controladas biologicamente.

No Brasil o selo EcoSocial do Instituto Biodinâmico é uma identificação complementar aos padrões orgânicos IBD. O Projeto "Orgânicos Brasil" é uma iniciativa da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) e a FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), com o objetivo de promover a exportação de produtos orgânicos, entre esses os cosméticos.

Quais as vantagens?

De acordo com o Dr. Samuel Epstein, professor emérito da cadeira de medicina da Universidade de Illinois, em Chicago, e autor do livro Unreasonable Risk, ingredientes como talco, dióxido de titânio, trietanolamina, sacarina e derivados de óleo mineral, entre tantos outros, são francamente carcinogênicos. Já liberadores de formaldeido, como diazolidinil urea, quaternium 15 e DMDM hidantoína, são carcinogênicos escondidos, representando perigo potencial de uso . Todos esses são ingredientes sintéticos usados a décadas nas fórmulas cosméticas, veja você!

Então a volta à natureza como fonte, onde se usem técnicas seguras de extração e isolamento das frações ativas, e seus estudos de segurança e eficácia de uso fazem com que a busca na cosmetodinâmica dos ativos naturais represente uma verdadeira linha de substâncias a serem trabalhadas na área médica, farmacêutica e cosmética. Tudo com estudo científico, obviamente.




Sonia Corazza

POSTS RELACIONADOS

Zumba é saudável, mas tem contraindicações

29/08/2016

Seja zen, mas seja pragmático

29/08/2016

Power Yoga, Ashtanga Yoga, Bikram Yoga, Vinyasa... Como escolher?

29/08/2016

Mestre xamânico dos sonhos

29/08/2016

COMPORTAMENTO

AUTOCONHECIMENTO

PSICOLOGIA

SAÚDE E BEM-ESTAR

ASTROLOGIA

ENTREVISTAS

SERVIÇOS

VÍDEOS

Suspendisse dapibus blandit auctor. Aenean nisl felis, fermentum in ante sit amet, lobortis hendrerit nunc. Curabitur pharetra in velit at ornare...

LEIA SOBRE NÓS

MANTENHA CONTATO!

ÚLTIMAS POSTAGENS

Autoconhecimento é um grande aliado da carreira
01/01/2016
Yoga e atividade física preservam juventude com o avanço da idade
01/01/2016
Competência: uma meta para o céu
01/01/2016

DESTAQUES

    Zumba é saudável, ...
    29/08/2016
    Power Yoga, Ashtanga...
    29/08/2016
    Viagens internaciona...
    29/08/2016
    Entenda a relação ...
    29/08/2016
    Viva no momento pres...
    29/08/2016