DESTAQUES

ANTERIOR

Realidade depende somente de sua visão dos fatos

PRÓXIMO

Domingo no Parque: uma vivência espiritual

Zumba é saudável, mas tem contraindicações

Milena Liste 29/08/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Zumba é saudável, mas tem contraindicações Zumba não é a mais indicada pra você

por Milena Liste

"Tenho sopro leve no coração, mas pratiquei esportes como futebol, vôlei e natação. Descobri o sopro quando pulei corda. Hoje faço zumba e musculação na academia, às vezes fico tonta, cansada e com falta de ar. Tinha recuperado meu peso, mas agora já engordei novamente."

Resposta: Provavelmente a sua indisposição ao se exercitar seja mais pelo ganho de peso e falta de condicionamento físico do que pelo sopro cardíaco. Porém, obrigatoriamente, você deve agendar uma consulta com um cardiologista para liberá-la para a prática de exercício físico.

A zumba é uma modalidade de ginástica e dança com ritmos nacionais e latinos com objetivos parecidos aos da ginástica aeróbica da década de 80. Possui a promessa de gastar 1000 calorias em uma hora de dança. Trabalha coordenação motora, melhora circulação corporal e cardíaca, equilíbrio, destreza além do aspecto social - a interação do grupo na aula de zumba é muito contagiante. Ela é indicada para todo tipo de pessoa, desde que apta para o exercício aeróbico intenso e que esteja com a coluna vertebral e outras articulações gozando de saúde. É indicada também para quem deseja emagrecer e trabalhar o corpo e a mente. Porém, sabe se que o gasto metabólico depende da idade, condicionamento físico, intensidade da dança e de ser do sexo feminino ou masculino, pois geralmente o gasto metabólico masculino é maior que o feminino. O homem tem metabolismo maior que a mulher devido à testosterona, principalmente. Os hormônios anabolizantes, como a testosterona, são em maior concentração nos homens do que nas mulheres.

Na minha opinião, a zumba não é a mais indicada pra você, pois a atividade aeróbica como esteira, bicicleta e natação são atividades mais seguras e garantem a queima de gordura como fonte de energia. A zumba é uma atividade anaeróbia onde há oscilações de ritmos e intensidades onde você pode até queimar gordura mas, predominantemente, você queima glicose: o açúcar do sangue. Ao queimar glicose você terá necessidade de repor imediatamente, levando aos ataques de fome de açúcares, doces e pães em geral. Assim, seu objetivo de emagrecer e queimar as gordurinhas vai por água abaixo. Nada a impede de fazer zumba e depois sair para caminhar, por exemplo.

Quanto à musculação, sendo bem orientada, vai ajudá-la nas atividades aeróbicas, como caminhadas, seja na esteira ou nas ruas, natação ou bicicleta prevenindo possíveis lesões.

Bons treinos!

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Você tem dúvidas sobre atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural e RPG ligadas à saúde da mulher?

 




Milena Liste

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.

POSTS RELACIONADOS

Zumba é saudável, mas tem contraindicações

29/08/2016

Seja zen, mas seja pragmático

29/08/2016

Power Yoga, Ashtanga Yoga, Bikram Yoga, Vinyasa... Como escolher?

29/08/2016

Mestre xamânico dos sonhos

29/08/2016

COMPORTAMENTO

AUTOCONHECIMENTO

PSICOLOGIA

SAÚDE E BEM-ESTAR

ASTROLOGIA

ENTREVISTAS

SERVIÇOS

VÍDEOS

Suspendisse dapibus blandit auctor. Aenean nisl felis, fermentum in ante sit amet, lobortis hendrerit nunc. Curabitur pharetra in velit at ornare...

LEIA SOBRE NÓS

MANTENHA CONTATO!

ÚLTIMAS POSTAGENS

'Roubar' o namorado ou marido da amiga: mito ou verdade?
01/01/2016
Posso conciliar RPG e pilates?
01/01/2016
Insegurança: um sentimento interno e cosmopolita
01/01/2016

DESTAQUES

    Zumba é saudável, ...
    29/08/2016
    Power Yoga, Ashtanga...
    29/08/2016
    Viagens internaciona...
    29/08/2016
    Entenda a relação ...
    29/08/2016
    Viva no momento pres...
    29/08/2016